Quarta-feira, 29 de Abril de 2009

Nome do Documentário

Takkiceland10 tem como principal propósito visitar a Islândia e alguns dos locais retratados no Heima mas, além disso, pretende desenvolver outras actividades, eventos e iniciativas, numa perspectiva de enriquecimento pessoal da Passenger List e de conseguir, tendo em conta as nossas modestas capacidades, desenvolver algum intercâmbio cultural entre Portugal e a Islândia.

A viagem em 2010 não é o fim deste projecto, não se define como a única meta para a qual estamos focalizados; de certa forma, é mais uma entre outras iniciativas que pretendemos levar a cabo.

Assim, uma dessas iniciativas já definidas, prende-se com a realização de um documentário, o qual idealizado no âmbito deste projecto e que paralelamente pretende seguir o espírito do mesmo, não quer somente filmar a viagem e as peripécias da mesma, mas também dar a conhecer a todos os que venham a visioná-lo, a individualidade de cada membro da Passenger List, a importância dos Sigur Rós na sua vida e o contexto social e local onde cada um de nós nasceu, cresceu e vive.

Uma das grandes dificuldades foi sempre dar um nome ao documentário... baptizá-lo. Heima significa Casa; foi unânime e aceite como brilhante que o documentário se intitulasse Longe de Casa. O mais complicado tem sido a tradução desta expressão para Islandês, principalmente pelo facto de Casa também ser uma conjugação do verbo casar - enlace matrimonial.

A primeira tradução conseguida e que chegou a intitular provisoriamente o documentário foi Burt Hann Giftur, mas já percebemos que a mesma tem mais a ver com o matrimónio do que propriamente com residência.

Depois chegámos a burt frá heim mas, pelos vistos, também já percebemos que não é a hipótese correcta.

Finalmente temos lang frá heimahögum... Será que iremos ficar por aqui?

É que entretanto, um dos nossos contactos na Islândia, o Jorge Vilela, informou-me hoje que burt frá heimili (away from home), ou út af heimili (out of home), também poderão ser opções...

A isto é que eu chamo... a big mess! Alguém sabe como se diz big mess em islandês?

sinto-me:
publicado por takkiceland10 às 13:21
link | comentar | favorito
4 comentários:
De Marco Ricado a 29 de Abril de 2009 às 15:30
Segundo o tradutor indicado pelo Jorge Vilela big mess em islandês é nem mais nem menos que ... stór sóðaskapur :D
Em relação ao islandês não poderei ajudar visto que não conheço ninguém que esteja por aquelas terras, quem esteve por lá mais do que 2 dias e escusado será dizer que não conheço ninguém que fale essa língua.
Mas...burt frá heimili (away from home) eu voto no soa-me bem.. ;)
Abraços


De Marco Ricado a 29 de Abril de 2009 às 16:33
queria dizer no post anterior que o meu voto ía para...burt frá heimili (away from home) apenas porque soa melhor que o outro:P
Abraços


Comentar post

.mais sobre mim

.Passenger List

João Tavares, João Génio, Natália, João Rodrigues, Sandra Guerreiro, Gonçalo Oliveira, Bruno Couto, Virgínia, Marco Gomes, Joana, César, Filipe Vargues, Tiago Garcia, Patricia Correia, José Falcão, Vitor Teixeira, Laurent Oliveira, André Albuquerque, Silvia Oliveira, Isaac Gonzáles, Marta Lopes, Marco Ricardo, Catarina Barroso, Paulo Silva

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. Inspired By Iceland

. O fim... ?

. Agaetis Byrjun - 10 anos

. Bear Grylls - Islândia

. Review - Nordik

. Cartaz N@rdik

. Fomos ao Nuno & Nando

. É assim a música...

. Festa takkiceland10 - Nor...

. Nome do Documentário

.arquivos

. Junho 2010

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

.tags

. todas as tags

.links

.pesquisar

 

.arquivos

. Junho 2010

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub